UMA ESCOLA PARA TODOS
A Cooptécnica Gustave Eiffel, Cooperativa de Ensino e Formação Técnico Profissional, CRL, é proprietária da Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE), que tem polos em Queluz, Amadora Centro, Entroncamento, Amadora Sede, Lisboa – Campus Lumiar e Arruda dos Vinhos.
Ao serviço da educação desde 1989 este projeto tem contribuído para a formação de jovens e adultos, em diferentes áreas e níveis.
É nossa missão assegurar um ensino de qualidade assente nos valores e saberes que preparem os alunos para a vida ativa e/ou académica, apresentando para isso uma oferta formativa coerente e diversificada de modo a responder às atuais necessidades do tecido empresarial. O nosso modelo de ensino/aprendizagem assim como os nossos Princípios fundamentais mantêm-se iguais aos do primeiro dia: educar e formar técnicos de corpo inteiro e profissionais dinâmicos, competentes e inovadores, criando para tal um ambiente académico de rigor e inovação.
O nosso País, para se desenvolver, precisa de bons técnicos de nível secundário, pelo que é importante divulgar, incentivar e encaminhar os jovens para o Ensino Profissional que para além de lhes permitir fazer o 12.º ano, lhes possibilita o prosseguimento de estudos. Tendo em consideração a realidade atual do mercado de trabalho, defendemos que todo o ensino deve conduzir a uma qualificação profissional.
Como escreveu Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação “A implantação das escolas profissionais em Portugal representou uma das mais profundas, vastas, significativas e promissoras inovações no panorama educativo português”. Criámos uma escola com acesso às novas tecnologias, a inovadoras metodologias de aprendizagem que proporciona uma formação de qualidade e que é para todos, pois mesmo os que não têm recursos financeiros terão sempre acesso à nossa escola.
Hoje, como ontem, continuamos empenhados em trabalhar ao serviço da educação e formação, tanto em Portugal como nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) para os quais temos contribuído de forma muito significativa.
Nunca é demais referir que um dos princípios que defendemos, e de que nos orgulhamos, é a de sermos uma escola aberta, uma escola para todos.
Augusto Ferreira Guedes
Engenheiro Técnico Civil
Presidente do Conselho de Administração da Cooptécnica Gustave Eiffel