Os Livros e as Viagens: ler o mundo através do risco

No dia 18 de Maio de 2023 realizou-se uma conversa sobre “Livros e Viagens” com Joaquim António Emídio, escritor, poeta, jornalista e diretor do Jornal “O Mirante”. Nesta conversa foi possível viajar através de muitas experiências de vida do nosso convidado que nos levou por territórios diversos e inesperados como Nápoles, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Lanzarote, Cabo Verde, América Latina, a lezíria e as zonas ribeirinhas da Chamusca, com a entrada dos touros pelas areias do Tejo, as experiências da infância, os afetos, as livrarias, as bibliotecas, o desapego, a liberdade, a poesia, os escritores, os livros e as leituras.

Ler é uma experiência humana, um compromisso que exige risco, maturidade e dedicação, assumindo-se como a mais instigadora de todas as nossas atividades intelectuais que nos permite viajar intensamente sem sairmos do nosso lugar. É a primeira viagem das nossas vidas. De seguida, surge o impulso de agarrarmos nos livros e viajarmos com eles. Correr o mundo com os livros na bagagem. Assim tem sido a vida e o percurso de Joaquim Emídio, que conseguiu transmiti-lo de uma forma honesta, cativante e muito singular junto dos nossos formandos em certificação.

Ficou bem clara a grande importância de aprender com a vida e eleger o autodidatismo como uma fortíssima ferramenta da nossa identidade. Apresentaram-se diversos exemplos do género literário da biografia, como o que melhor suporta a riqueza dos percursos de vida e a construção das identidades pessoais. No final, ficou a sensação feliz de termos viajado por muitos lugares e muitas memórias, numa conversa assertiva, e termos pisado territórios novos que nos inquietaram positivamente e nos mostraram o imenso poder das histórias de vida.